Moradores da comunidade Maravilha do município de Carlinda 30 Km de Alta Floresta estão preocupados com ataques de morcegos. Alem de animais, já teve gente que acordou com a mordida do animal, que pode transmitir raiva.
“De manhã eu levantei e senti que o braço tava molhado de sangue, uma mancha de sangue e o sinal da mordida, aí uns dois dias procurei o hospital e o medico confirmou que poderia ser morcego”, relatou Juares Lopes Maia, morador de Carlinda, relatando que foi devidamente medicado para evitar doenças que podem ser transmitidas.
Para efetivar seu ataque, o morcego consegue identificar o calor do sangue da vítima por baixo da pele. No caso do homem, geralmente ele crava seus dentes incisivos nos dedos dos pés enquanto as pessoas estão dormindo. A mordida é praticamente indolor e imperceptível. O morcego injeta uma substância anticoagulante, a desmoteplase, que faz com que a ferida sangre continuamente enquanto ele chupa o sangue com a língua.
Animais estão morrendo nas propriedades rurais da vizinhança, “Uma vaca, amanheceu com sangue na cauda, galinhas também, já morrendo, fraca”, frisou Juares. “Se eles acharem as frutas eles comem, se ele não achar ele vai alimentar de bicho, gente, qualquer coisa, porque no lugar da fruta dele, vai o sangue, ele vai chupar o sangue do ser humano”, falou seu José, relatando que até mesmo os porcos já foram vitimas de ataques.
Animais de habito noturno, durante o dia são vistos em locais ermos, porém não atacam. Com medo de novos ataques, e principalmente nas crianças, cuidados estão sendo tomados, “Esses morcegos sempre atacam, de dia é difícil ver eles, mas a noite eles entram dentro de casa e ficam cagando tudo, a gente não pode facilitar”, relatou um dos moradores. “Já passei tela no lado do forro, pra evitar que eles entrem, por causa das crianças e da minha esposa”, relatou Juares que foi vítima do ataque.
É muito raro ocorrerem ataques a seres humanos. Quando isso acontece, o desequilíbrio ambiental é sempre a causa do problema. Os ataques de morcegos hematófagos (que chupam sangue) contra animais e humanos, bem como a transmissão da raiva e de outras doenças podem ser combatidas por ações sanitárias governamentais. Já a matança indiscriminada de morcegos é extremamente danosa para o meio ambiente.
Fonte: Nativa News


Postar um comentário