Destroços de avião são encontrados em mata fechada

Publicado por Unknown | domingo, 22 de janeiro de 2012 | 07:28

Fuselagem foi descoberta por catadores de castanha, em Apiacás, segundo PM, condições indicam que queda ocorreu há mais uma década

Destroços de uma aeronave de pequeno porte foram localizados na tarde de sábado (21) em meio a uma região de mata fechada em Apiacás, a 1.005 quilômetros de Cuiabá, no norte do estado. Os restos já enferrujados estavam em uma área distante a aproximadamente 80 quilômetros do centro da cidade. Catadores de castanha que trabalhavam foram os primeiros avistarem o avião. De acordo com a Polícia Militar, não foi possível confirmar o prefixo e a numeração, em função da ação do tempo. O caso será investigado, mas acredita-se que a queda tenha ocorrido há mais de uma década.

Conforme explica o comandante da polícia na cidade, 2º sargento Sebastião Justino de Oliveira, a primeira hipótese levantada era que poderia a aeronave ser de um homem que desapareceu na região ainda na década de 80. No entanto, foi descartada pelos familiares da vítima. "Os catadores de castanha se depararam com a fuselagem da aeronave. Ela poderia ser de uma vítima que há 26 anos tinha caído na região. Mas a família viu que não era o avião pilotado pelo homem. Agora, temos que saber a origem deste avião", declarou o oficial, ao G1.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), deve ser acionado para acompanhar o caso. Além dos destroços da aeronave, uma arma enferrujada também foi encontrada pelos catadores. Conforme a Polícia Militar, parte da fuselagem “afundou“ na terra. Segundo explica ainda o comandante da PM, o peso do material também impediu que os destroços foram retirados do chão.

De acordo com gerente-regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Alta Floresta, Valdecir da Costa Lage, as condições da aeronave indicam que a queda ocorreu há tempos, mas não é possível estimar o tempo exato da ocorrência. Exames serão realizados e devem contribuir com a perícia.

"Temos que tentar localizar qualquer vestígio que possa localizar se há alguma vítima, se no local poderá ser realizado exame de DNA ou a identificação. Faremos todos os levantamentos", reforçou Lage, em entrevista ao G1.

Acidente

Este mês, a queda de um avião provocou a morte de três pessoas em Mato Grosso. O piloto, copiloto e um passageiro estavam na aeronave que caiu em uma fazenda próxima a Cáceres, distante 250 quilômetros de Cuiabá, no último sábado (14). Entre as vítimas estava o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Antônio Carlos Lopes do Amaral, de 57 anos. Ele seguia de Pontes e Lacerda, a 483 km da capital, para Cuiabá.
Fonte: G1 MT

Postar um comentário