A importância das pesquisas eleitorais

Publicado por Unknown | domingo, 15 de julho de 2012 | 15:36



O Jornal a Gazeta, edição de 15 de julho, trouxe uma informação prestada pelo deputado federal, Júlio Campos (DEM), que grandes lideranças participarão do lançamento da candidatura de Lucimar Campos (DEM) a prefeita, nos próximos dias. O deputado federal não revelou os nomes das lideranças.

São notícias como essas que permitem saber antecipadamente quem vai ganhar ou perder a disputa eleitoral. E a resposta é simples: aqueles que souberem utilizar os resultados das pesquisas vencerão.

O jornal Diário de Cuiabá já realizou três pesquisas de intenções de votos. Na terceira surgiu um cenário que parece não ter convencido o deputado Júlio Campos e menos ainda o senador Jaime Campos (DEM) ou mesmo a candidata Lucimar Campos.

O cenário trata da questão da intenção de votos por apoio. A pesquisa supostamente detectou que o apoio do senador Jaime Campos aumenta em 34,7% a vontade de eleitor votar no candidato indicado por ele. Mas embora a liderança de influência seja Jaime Campos, Júlio Campos pretende trazer lideranças de menor expressão para o lançamento da campanha de Lucimar Campos. Seria algo como trazer o consertador de bicicletas para auxiliar o mecânico.

Pode ser que ele pretenda trazer a presidente Dilma Roussef, que na pesquisa do voto por apoio foi a única a ultrapassar Jaime Campos, com 35,2%. Não sendo esse o caso fica evidente que o deputado não tem uma estratégia clara para apoiar sua candidata, mas que apenas usa sua influência política sem qualquer orientação.

Na essência, os eleitores fiéis de Lucimar Campos não conhecem as lideranças que Júlio Campos pretende trazer. E elas nada acrescentarão: Lucimar Campos permanecerá com suas intenções de votos espontâneas restritas ao curral eleitoral da família Campos.

Outro ponto importante relativo às pesquisas diz respeito aos problemas do município. Cabe aos candidatos pesquisarem qual é o problema que mais afeta a população. A partir dessa informação é preciso que cada candidato se apresente como capaz de solucionar tal problema. E daqui vem uma grande vantagem para Tião da Zaeli e Wallace.

Uma pesquisa a respeito dos maiores problemas da cidade certamente detectará problemas estruturais, que se formaram ao longo dos anos. A cidade cresceu, mas o município deixou de investir naquele ponto específico. E essa situação é favorável aos dois candidatos porque os Campos estiveram no poder por anos e não solucionaram esses problemas, além de a origem serem deles em muitos casos.

E mais importante do que detectar os problemas é saber qual deles a população quer ver resolvida mais urgentemente. Saber o que a população quer e evitar oferecer coxinha de galinha a quem quer pudim de leite. E para isso, só pesquisa e mais pesquisa.


por Rojane Marta/VG Notícias



Postar um comentário