Prefeito de Sinop assume a presidência da AMIU nesta manhã, em Colíder

Publicado por Unknown | segunda-feira, 18 de março de 2013 | 14:19

O prefeito de Sinop Juarez Costa e todos os membros da diretoria da Associação dos Municípios Impactantes por Usinas do Norte de Mato Grosso (AMIU), formalizam a Associação e tomam posse em reunião na cidade de Colíder, às 9h. Juarez Costa presidirá a AMIU que conta com o prefeito de Colíder, Nilson Santos, como vice. Juarez destaca que “A formalização da posse será hoje, mas os trabalhos do grupo já iniciaram há mais de um mês com os encontros, a própria formação da Associação e o início do levantamento das demandas de cada município impactado”.

Recentemente, no início de março (6), os prefeitos estiveram reunidos em Brasília com a representante do Ministério do Planejamento Elaine Weis, para apresentar uma pauta de sugestões comuns a todos os municípios que serão atingidos pelos impactos sociais, ambientais e econômicos com construção de usinas hidrelétricas ao longo do Teles Pires. Juarez salienta que os trabalhos iniciados em Brasília terão prosseguimento nesta segunda.

“Apresentamos um plano comum em que discutimos saúde, educação, transporte, habitação entre tantas outras questões. Nossa meta agora é dar continuidade a essa discussão, analisar o que cada município levantou como necessidade nesse ínterim para buscarmos com o Ministério a possibilidade da inserção de todos os municípios em propostas diferenciadas. Muitos desses projetos o Ministério direciona apenas a cidades acima de 100 mil habitantes. Sinop se enquadra neles, mas os demais municípios não e todos seremos atingidos, portanto, nossa pauta de reivindicações é conjunta e direcionada a todos os setores”, ressalta.

Para os gestores da região, com usinas em construção e outras ainda em processos de licitação, os impactos poderão ser sentidos por um longo período de tempo. “Teremos uma demanda por transporte, água, condições sanitárias, educação, saúde no decorrer do período em que as usinas estiverem em construção e também após esse período para ofertar infra estrutura a quem optar por ficar na região”, avaliou o vice presidente Nilson Santos em reunião realizada em Sinop (25/02).

A AMIU é formada pelos municípios de Alta Floresta, Colíder, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Carlinda, Itanhangá Santa Rita do Trivelato, União do Sul, Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Nova Maringá, Vera, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Luca do Rio Verde e Cláudia.

Usinas

Para a região está prevista a construção de 5 usinas, que irão compor um único sistema. A Usina de Colíder, em construção, tem previsão para entrar em funcionamento em 2015 e gerar 342 megawats de energia. A Usina Foz do Apiacás também tem previsão para entrar em funcionamento em 2015 e deverá gerar 275MW. Já a Usina Magessi irá gerar 53 MW. A Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída entre as cidades de Paranaíta no Mato Grosso e Jacaraenga no Pará, será a maior do complexo, com capacidade instalada de 1.820 megawatts (MW) de potência. Há 70 quilômetros de Sinop também será construída uma unidade com potencia estimada em 460 MW em uma área de 33,7 mil hectares com impactos nos municípios de Claudia, Sorriso, Ipiranga do Norte e Itaúba, além do município sede. A previsão de investimento para a UHE de Sinop é de R$ 2 bilhões.

Fonte Nortão Noticias


Postar um comentário