O PESO DAS PALAVRAS

Publicado por Unknown | sexta-feira, 28 de junho de 2013 | 14:31


Muitas pessoas, sem pensar, usam terríveis afirmações que provocam polêmica, ofendem pessoas e propagam ideias e ideais. Falar o que quer, quando quer e onde bem entender, pode-se dizer que é privilégio de poucos, bem poucos, ainda mais por pessoas públicas e comprometidas com a justiça brasileira. Eu me declaro fã do ilustríssimo ministro Joaquim Barbosa. Ele está realizando tudo aquilo que todo cidadão brasileiro sempre sonhou para o Brasil e para o Poder Judiciário: decência e justiça! Ele é o nosso “superman”, enfrentando tudo quase sozinho em nome da Justiça.

Há se o Brasil tivesse a sorte de ter mais de um Joaquim Barbosa tenho certeza que teríamos um país melhor! Contudo, não posso me calar quanto aos últimos comentários tecidos pelo mistro acerca de nós advogados. De maneira pejorativa, ele desqualifica a conduta dos supracitados profissionais.

Tendo em vista a desvalorização, bem como os pensamentos clichês que envolvem determinadas profissões, principalmente a dos advogados, acredito que tal conduta do ministro não se mostra nem um pouco adequada. Venho em defesa de nós profissionais, que sofremos abusos de uma forma ou de outra, corriqueiramente, seja por um magistrado que em muitas vezes falam o que querem da forma que querem, ou por estereótipos criados a nossa profissão.

Portanto, acredito ser importante conscientizar a sociedade quanto ao mérito da profissão do advogado, visto que é uma atividade que faz parte da nossa realidade diária e merece respeito. O advogado é o instrumento necessário para os demandantes ingressarem em juízo. De tal modo como em toda profissão existem profissionais que se utilizam do seu conhecimento e labor para propagar o mal, exemplo disso se tem pelo médico ginecologista que abusava das pacientes na consulta, profissionais da educação que perseguem alunos e em alguns casos até chegam à agressão física, enfermeiras que maltratam pacientes internados e indefesos, entre inúmeros outros. O que quero enfatizar é que não é a profissão que molda a pessoa, vai da índole de cada um.

Contudo, existem profissionais da advocacia excepcionais, respeitosos, comprometidos com a Justiça, advogados militantes, que retiram seus sustentos e de suas famílias, do labor cansativo, desgastante. A advocacia é uma profissão linda e nobre, que abre as portas da Justiça à sociedade. Nota-se que ridicularizar uma classe é uma atitude totalmente impensada vindo de uma pessoa com tamanha credibilidade, o que atribuo às inúmeras funções inerentes ao cargo exercido pelo mesmo, pelo cansaço em lidar com pessoas descomprometidas com a dignidade, políticos, advogados, juízes, entre outros dos quais a Justiça era seu dever.

Assim entendo que embora tenha comparado o ministro ao superman, ele é humano, e todo ser humano é passível de erros. Na verdade, isso nos aproxima por termos a tendência a só sentir as próprias dores, a observar o mundo pelo buraco de um canudinho.

Por Elga Figueiredo empresária e advogada,

Postar um comentário