Deputado Max Russi quer sede própria para CBM no Vale do São Lourenço

Publicado por Unknown | terça-feira, 3 de novembro de 2015 | 02:32

Em reunião com o comandante Rodrigues, o socialista garantiu a destinação de emenda parlamentar para construção do novo espaço

Deputado Max Russi recebe visita do Cel. Julio Cesar Rodrigues, Cmte. do corpo de bombeiros de MT. (Foto: Angelo Varela/ALMT)
Após ter tido êxito na proposta de elevação da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Jaciara, em Batalhão de Polícia Militar, o deputado estadual Max Russi (PSB) articula agora a construção de uma sede própria para a 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM).

O parlamentar se reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM/MT), Coronel BM, Júlio César Rodrigues. Eles debateram um novo projeto para instalação da 9ª CIBM, que atualmente ocupa um lugar cedido pela Prefeitura de Jaciara e cuja estrutura não oferece condições mínimas para a corporação, que atende toda a região do Vale do São Lourenço.

O imóvel, que tem mais de 50 anos, já foi sede do Conselho Tutelar e da Delegacia de Policia. Em 2002, passou por reforma e reinauguração para ser sede provisória por um ano da 9ª CIBM. 

“Já se passaram 13 anos e mesmo tendo sido criada a Tacin [Taxa de Segurança Contra Incêndio], com a finalidade de atender as necessidades das corporações, a unidade enfrenta uma situação delicada”, frisou o socialista, que já adiantou que parte da emenda parlamentar do próximo ano será destinada para a construção da sede, caso receba contrapartida do Estado.

Por sua vez, o coronel Rodrigues se colocou a disposição para elaboração do projeto técnico nos moldes das novas unidades que vêm sendo construídas para que o deputado apresente a proposta ao governo.

“É importante que o deputado faça essa articulação, pois a sede própria não é um anseio apenas da população, mas com certeza de todo a corporação do Estado e principalmente do militares que atuam naquela região”, defendeu o comandante.  
A 9ª CIBM é responsável pelo atendimento dos municípios de Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa e Juscimeira, além de oferecer apoio nos atendimentos da BR-364, feito atualmente pela concessionária da rodovia, a empresa Rota do Oeste.

Atividades - Além das atividade de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas e salvamentos, o Corpo de Bombeiros desenvolve um trabalho integrado de resgate e socorro junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Também desenvolve atividades sociais e educacionais, através de palestras de prevenção, orientações sobre primeiros socorros e atendimento de apoio às secretarias municipais da região e segurança contra incêndio e pânico nas edificações e locais de grande concentração e aglomeração de pessoas.
A 9ª CIBM conta atualmente com um efetivo de 28 militares, uma viatura de salvamento e uma viatura de combate a incêndio, além das unidades de resgate do SAMU.

Batalhão da PM – Na última semana o deputado Max Russi foi informado sobre a aprovação da elevação da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (que atende toda a região do Vale do São Lourenço) a Batalhão da Polícia Militar, cuja iniciativa se deu através de indicação de sua autoria.
Após o recebimento da indicação, o comando-geral da PM elaborou um estudo de situação que apontou a pertinência da proposta do parlamentar. A nova Lei de Organização Básica da PMMT, já com a reestruturação do novo Batalhão de Jaciara, deverá ser encaminhada para aprovação da Assembleia Legislativa ainda este ano. 

KATIÚSCIA MANTELI/Assessoria de Gabinete



 

Postar um comentário